Dentista Especializado em Canal

Dentista Especializado em Canal

ESPECIALIDADE RESPONSÁVEL POR CUIDAR DA SAÚDE DOS DENTES

Procurar um especialista em canal é fundamental, é motivo muitas dúvidas nas pessoas. E para responder aos questionamentos sobre o tratamento e tudo que envolve essa área da odontologia preparamos este conteúdo especial.

Saber qual o profissional adequado para uma dor de dente é uma das dúvidas de muitas pessoas.

Sendo assim um Clínico Geral pode verificar bem a situação e mudas das vezes se já não tratado ele encaminha para o profissional adequado.

O desconforto que podemos ter na região bucal pode ser causado por várias coisas. Uma delas é a necessidade de um tratamento de canal.

A atuação do endodontista é recomendada quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpa do dente.

Sendo assim, ele também cuida e avalia os canais radiculares e os tecidos periapicais, que nutrem e sustentam a dentição.

O método na odontologia para tratamento de canal é realizar a remoção de cáries profundas. Neste caso, é o endodontista o responsável por ele.

Vale a pena procurar profissionais especializados, a avaliação de possíveis periodontites e gengivites também fica a cargo do dentista canal e algumas marcas fabricante de equipamento odontológicos já possuem tecnologias em seus produtos substituindo o raio x para a localização do ápice, realizando o tratamento de canal com menor tempo e menor agressividade no procedimento.

Sintomas do dente canal aberto

Você deve procurar um especialista quando alguns sintomas apontar a necessidade de uma consulta. São eles:

Dor de dente persistente;

Dor na mandíbula e no maxilar;

Dentes escurecidos;

Inchaço na região do dente inflamado;

Dificuldade na mastigação;

Fratura no dente e exposição do nervo.

A necessidade de cada sintoma se dá pela sua gravidade, podendo esperar uma consulta regular, ou atendimento emergencial.

Neste caso a tranquilidade de uma boa cobertura odontológica, é uma segurança de se ter.

O tratamento do dentista canal

O procedimento cirúrgico avançou muito com as novas tecnologias. Hoje o dente canal aberto é um tratamento rápido, assim como sua recuperação.

O profissional especializado, ao fazer o canal, extrai a polpa do dente afetado. Isso permite preservar a parte externa do dente e evita a extração completa.

Essa remoção da polpa dentária é devido a uma cárie profunda, tecido morto ou inflamado gravemente.

O procedimento para tratamento de canal, em si não causa dor porque é realizado sob anestesia, geral ou local. O seu caso irá determinar qual das duas é mais adequada.

O tempo de recuperação na odontologia para tratamento de canal requer alguns dias para a recuperação do procedimento.

Sendo assim, durante os dias determinados pelo seu dentista, evite alimentos duros e muito quentes.

Outra recomendação é caprichar na escovação cuidadosamente, para evitar bater no dente obturado e administre os analgésicos receitados em caso de dor.

O tratamento de canal encontra-se na lista da ANS de procedimentos obrigatórios a todos os planos odontológicos.

Ele é um dos procedimentos mais comuns realizados pelo dentista.

Ter os cuidados bucais no dia a dia mesmo que não seja mais um tratamento doloroso, o canal pode ser evitado com profilaxia realizada corretamente, dessa maneira a escovação feita corretamente, ao menos três vezes ao dia, evita que cáries profundas se instalem na dentição.

Não podemos esquecer do uso do fio dental precisa se tornar indispensável a quem deseja fugir do canal. Ao menos uma vez ao dia, antes de dormir, para eliminar restos de alimento entre os dentes.

Mesmo sem apresentar nenhum sintoma anormal, a consulta de rotina ajuda a manter a boa saúde bucal.

Os cuidados para quem já teve um tratamento de canal devem ser redobrados.

O motivo é que após ter a polpa removida, o dente obturado não apresentará mais dor caso uma nova cárie se instale.

Manter o hábito frequente de ir ao dentista mesmo não sentindo dor, pode evitar que as bactérias fação um estrago maior, levando à extração completa. Por isso, fique atento e faça visitas regulares ao dentista.

A confiar naquele profissional que já cuida da sua saúde bucal é muito importante, as consultas e procedimentos se tornam muito mais simples.

Uma dica bem importante e recomendada é a contratação de planos de saúde odontológicos, contando com o apoio 24hs para ter a tranquilidade e a saúde do seu sorriso em dia.

Conheça o Plano Amil Dental com Cobertura para Canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Atendimento via Whatsapp