Saiba as causas e como tratar Gengiva inflamada com aparelho
A saúde bucal não envolve apenas os dentes. A gengiva também merece atenção.
O acúmulo de placa bacteriana nos dentes é um dos principais causadores das cáries e da gengiva inflamada ou gengivite. A inflamação na gengiva, que fica inchada e machucada em volta do dente, podendo chegar até a sangrar. Atinge pessoas de todas as idades, e é frequente em quem usa aparelho.
Ainda que o aparelho ortodôntico tenha como principal função alinhar dentes e transformar o sorriso, eles podem ser motivo de gengiva inflamada. Portanto, é muito importante fazer a higiene correta diariamente para que alimentos não se acumulem em sua estrutura e as bactérias não proliferem para essa região.
Faixa etária e grupos de risco
Na adolescência é a fase em que mais se iniciam os tratamentos ortodônticos e não é normal que a gengiva fique inchada com o aparelho. Tanto a falta de cuidados com a higiene quanto o mau posicionamento do aparelho podem causar a gengivite.
Consequências
Se o tratamento não for do início, pode se agravar, podendo evoluir para gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (alteração do periodonto e tecido ósseo) levando, inclusive, à perda de dentes.
Tratamento da gengivite
Sendo um caso de doença periodontal já instalada, é indicado o tratamento com raspagem supra ou subgengival.
Prevenção
Para evitar ter que tratar a gengiva inflamada, certifique-se de realizar corretamente a sua limpeza e higiene bucal. Esse cuidado deve ser realizado pelo menos duas vezes ao dia e após as refeições, uso frequente do fio dental e bochecho com enxaguante (quando indicado pelo dentista) são as melhores maneiras de evitar problemas periodontais. As consultas de rotina sempre são indicadas, pois qualquer alteração pode ser identificada pelo cirurgião dentista logo no início.
Contrate agora mesmo o plano Amil Dental e tenha acesso ao tratamento completo dos seus dentes.
“A odontologia é a área da saúde que preserva e restaura o movimento mais lindo do ser humano: o sorriso.”