SAIBA QUAL O MELHOR APARELHO ORTODÔNTICO PARA CADA CASO
A procura de um sorriso mais bonito, pode não ser tão difícil assim. Quem tem os dentes tortos, encavalados, espaçados ou apertados entre si, não precisa mais ficar sofrendo com essa situação. O uso de aparelho ortodôntico é uma das maneiras mais comuns de resolver esses incômodos e proporcionar um sorriso ainda mais bonito.
Procurar um dentista para grande parte dos brasileiros, só acontece em caso de necessidade extrema.
Muitas vezes essa situação também se aplica quando há a necessidade de corrigir a mordida que se encontra desalinhada. Não deixe a sua saúde bucal e correção da sua mordida para depois.
Encontre um especialista, que já promova um diagnóstico para a correção da mordida.
Esse profissional é o único no meio odontológico que pode realizar tratamento com aparelho ortodôntico.
O dentista clínico geral pode até fazer exames e identificar que há algo errado com a sua mordida, no entanto, apenas um ortodontista é o especialista em aparelho fixo, só ele pode guiar um tratamento que irá mexer com o alinhamento dos seus dentes.
É recomendado que só um especialista em aparelho promova seu tratamento de correção. Se algum dentista que não seja ortodontista se apresentar como dentista de aparelho e quiser guiar o tratamento, não de continuidade.
No entanto, sabemos que antes de ser encaminhado para um ortodontista é comum que você passe por um dentista. Pois, é com o dentista clínico geral que você deve ter o primeiro contato.
Ele verificara que há algo errado com a sua mordida, deverá ser encaminhado para um dentista especialista em aparelho ortodôntico.
Somente o especialista é quem irá definir o tratamento mais adequado. Ele informara a média de tempo que o tratamento pode levar.
Lembrando que o tratamento não é tão rápido quanto um tratamento de canal, por exemplo.
O tratamento adequado com aparelho ortodôntico leva alguns meses ou dependendo do caso até anos. Mas isso não significa que será dolorido e nem angustiante.
Essa demora no tratamento se deve ao fato de que corrigir uma mordida é trabalhoso. Não há como fazê-lo em alguns dias.
É fundamental que tenha paciência quanto ao tempo no tratamento ortodôntico e confie plenamente no ortodontista.
Pois somente o ortodontista pode dar essas informações sobre a previsão do tratamento.
A ortodontia possui muitos métodos para realizar tratamentos específicos, existe diferentes tipos de aparelho.
Para cada um, são destinados o ajuste da má oclusão (mordida), cada um atendendo às necessidades específicas dos pacientes.
Aparelho fixo
O aparelho ortodôntico fixo tradicional é constituído por bandas, bráquetes e pelo arco de metal, que mantém os bráquetes nos dentes.
Devido a sua estrutura, este tipo de aparelho suporta desde desalinhamentos simples até os mais severos.
É bastante usado em adolescentes e adultos. Ele tem movimentos precisos.
Aparelho móvel
Aparelhos auxiliares e de contenção podem ser necessários, de acordo com as especificidades de cada indivíduo
O aparelho móvel é mais utilizado em tratamentos de crianças e no final do tratamento do aparelho fixo.
A função de manter os resultados do aparelho fixo deve se a eles, utilizados como uma contenção, uma garantia que os dentes ficarão no lugar correto.
Alinhadores
Mantendo a função de corrigir problemas de alinhamento da arcada dentária, a sua principal vantagem é um tratamento que alia correção dental e estética.
Sendo assim essa é uma alternativa para o aparelho fixo em casos que não são muito complexos. Ele também é móvel, com a possibilidade de retirar na hora de comer e higienizar.
Lingual
O aparelho lingual, também conhecido como aparelho invisível, esse aparelho é indicado para casos não muito complexos, e que terão curta duração e são mais simples.
Ele possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho. Tem a mesma função do aparelho fixo. Mas, são mais discretos porque são colocados na parte de trás dos dentes.
Esse tipo de aparelho é mais indicado para pessoas que praticam esportes de alto impacto, por exemplo, futebol e luta. Isso porque ele diminui os riscos de lesão no caso do atleta receber uma pancada.
É o ortodontista quem dará a última palavra, por mais que você prefira um aparelho ou outro.
Não esqueça de:
Fazer todos os exames;
Ser honesto com o ortodontista;
Comparecer a todas as consultas de manutenção;
Seguir todas as recomendações do dentista.
Você verá, que após a consulta com o dentista de aparelho seu sorriso será outro!
O direcionamento adequado será dado pelo especialista, que irá guiar o melhor tratamento bucal.
Cada especialista tem a sua função, não é viável que outro dentista desempenhe essa função. Então, só faça um tratamento ortodôntico com um especialista em aparelho dentário.
Vale ressaltar que temos vários tipos de aparelho, podendo ser fixo, móvel, alinhadores ou lingual.
Este tratamento requer paciência, ele não é tão rápido quanto os outros tratamentos.
Não deixe de cuidar do seu sorriso.
Uma dica para não gastar rios de dinheiro com esse tratamento é consulte algum plano odontológico que atenda suas necessidades.
Com isso você estará seguro para possíveis emergências e outros tipos de tratamento, com um gasto menor.